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REUNIÃO DA COORDENAÇÃO
COLEGIADA DO FOPAP
E GEAPRO – GRUPO DE ESTUDOS DA
APRENDIZAGEM
A reunião, realizada no dia 15 de junho, produziu uma avaliação
qualificada do “I Seminário FOPAP – Qualidade e Sustentabilidade da
Aprendizagem Profissional”, realizado em 20 de maio de 2015 na unidade
Consolação do SENAC-SP, dando início ao planejamento
das atividades do FOPAP para o 2º semestre deste ano de 2015. A síntese da avaliação será divulgada em breve.
A proposta da
Secretaria Executiva do FOPAP para a Avaliação e o Planejamento organizou os participantes por
intermédio de um roteiro temático de aproveitamento dos conteúdos principais do
I Seminário como fonte norteadora das próximas atividades do FOPAP.
Parte-se da premissa de que o Seminário, conforme previsto tornou-se um marco
de referência para a vida do FOPAP e dos protagonistas da Aprendizagem
Profissional no estado de São Paulo, merecendo, pois, o tratamento e
aprofundamento intensivo de seus conteúdos como material de aperfeiçoamento das
nossas reflexões e práticas.
Para tanto, pensamos no roteiro a seguir como esboço
inicial de um grande vídeo didático para divulgação, orientação e estudo da
Aprendizagem, o qual poderia inspirar um ou mais mini-vídeos de divulgação, além da possibilidade de gerar uma publicação coletiva impressa. O esboço
segue, em linhas gerais, a programação do I Seminário, com algumas
complementações sugestivas.
A contribuição de cada participante desta reunião
focalizará um ou mais dos tópicos deste roteiro, o que não impede eventuais
apreciações gerais sobre o conjunto do Seminário.
Esta proposta é oportuna porque o I Seminário, além de suas reconhecidas virtudes gerais em
termos de boa organização, amplo comparecimento e interesse dos convidados,
efetivação do seu caráter programático-prospectivo para o aperfeiçoamento da
Aprendizagem Profissional no estado de São Paulo, bem como a boa consistência
dos temas abordados, conseguiu produzir
um riquíssimo material áudio-visual, escrito e testemunhal sobre cada etapa do
evento, suscetível de degravações, seleções e edições de variadas
modalidades possíveis. Devemos desde logo compartilhar toda essa riqueza
coletiva e decidir conjuntamente as formas factíveis e mais produtivas de
aproveitamento e socialização dos materiais.
Tal como no
exemplo exitoso do “Vídeo FOPAP”, tudo aquilo que produzirmos a partir desses
materiais de iniciativa do FOPAP deverá
ater-se ao caráter institucional desse coletivo, sem predileções e
propaganda nominal de instituições e pessoas envolvidas do Fórum e de seus
apoiadores externos.
Precisamos de um(a) relator(a) para anotar a sequência desta reunião, tendo em vista a
preparação de um bom Relato pela Secretaria Executiva, que servirá de base para
a convocação e condução da próxima plenária FOPAP.
AVALIAÇÃO
E PLANEJAMENTO EM TORNO DOS TÓPICOS
DESTE ROTEIRO
1. A Aprendizagem Profissional como política pública de Estado
1.1.
Perfil
do Programa Nacional de Aprendizagem Profissional
1.2.
Conquistas
fundamentais
1.3.
Desafios
pela frente: “o que falta?”
2. A missão dos Fóruns de Aprendizagem e do FOPAP
2.1.
Presença
e ação dos Fóruns
2.2.
Diversidade
dos seguimentos e das instituições de Aprendizagem
2.3.
Memórias
essenciais dos 5 anos de FOPAP
2.4.
Perspectivas
de revitalização do FOPAP
3. Ideal e prática de melhoria da Qualidade da Aprendizagem Profissional
3.1.
A
qualidade dos projetos de educação para o trabalho
3.2.
A
qualidade das instituições formadoras e apoiadoras da Aprendizagem
3.3.
A
qualidade da formação dos Aprendizes
3.4.
Interações
com empresas e órgãos públicos para melhoria da Qualidade
3.5.
Qualidade
como pré-requisito da autêntica Sustentabilidade
4. Ideal e prática de melhoria da Sustentabilidade
4.1.
As
dimensões da Sustentabilidade autêntica
4.2.
Principais
formas de Sustentabilidade das instituições de Aprendizagem
4.3.
Interações
com empresas e órgãos públicos para a Sustentabilidade
4.4.
Perspectivas
de melhoria da Sustentabilidade
5. O FOPAP como indutor de Qualidade e Sustentabilidade da Aprendizagem
5.1.
O
I Seminário enquanto marco referencial
5.2.
Inventário
do acervo material e humano do Seminário e do FOPAP nessa missão, tais como:
perguntas e respostas, filmagens, apresentações, falas, lista de presenças, estatísticas
etc.
5.3.
Formas
de aproveitamento dos recursos disponíveis
5.4.
Ampliação
de parcerias desejáveis e possíveis, tais como: representações patronais,
instituições aplicadas à observação da Aprendizagem Profissional etc.
5.5.
Distribuição
de responsabilidades em um projeto participativo
6. Questões correlatas impactantes sobre a Aprendizagem Profissional
6.1.
Plano
Nacional de Aprendizagem Profissional e perspectivas de relacionamento com o
FNAP (novo RI) e a coordenação geral de Aprendizagem do MTE
6.2.
Conjunturas
e problemas gerais que afetam o desenvolvimento da Aprendizagem, tais como o PL
de Terceirização, efetivação dos egressos no mercado de trabalho, a relação
dirigentes-gestores-pedagogos nas instituições formadoras e contratantes de
Aprendizes, conjuntura política e sócio-econômica do país etc.
6.3.
Rol
de atividades do FOPAP para o 2º semestre de 2015
Realizado o “I Seminário FOPAP:
Qualidade e Sustentabilidade da
Aprendizagem Profissional”
Aprendizagem Profissional”
O
Seminário foi promovido pelo Fórum Paulista de Aprendizagem Profissional
(FOPAP) no dia 20 de maio de 2015, das 08h30 às 17 horas, no auditório da unidade SENAC Consolação,
à Rua Dr. Vila Nova, 245.
Confira,
abaixo, algumas fotos do evento. Em breve, o rico material áudio-visual
e escrito produzido pela realização do Seminário chegará aos interessados em diversas modalidades de divulgação e propostas pedagógicas de aprofundamento
dos temas.
Comemoramos
os cinco anos e oito meses de profícua existência do FOPAP
com a
apresentação e debate de temas da mais alta relevância para o desenvolvimento
da qualificação profissional e da empregabilidade de adolescentes e jovens no
Brasil.
- Qualidade da educação-aprendizagem para o mundo do trabalho
2º painel (tarde)
- Raízes históricas do modelo atual de Aprendizagem Profissional
- Desenvolvimento da Aprendizagem Profissional como política pública de Estado
- Condições de sustentabilidade da Aprendizagem Profissional
Foi um
grande sucesso! Superou todas as expectativas! Lotou o auditório do SESC
Consolação com a presença de mais de 230 participantes que, em geral,
permaneceram atentos do começo ao fim das atividades, inclusive contribuindo
ativamente com os debates junto aos expositores dos temas: Marcos Bragança,
Ângela Simões e Valquíria Cordeiro, Ana Lúcia Alencastro e José Roberto de
Melo. Foi explicado que as perguntas não atendidas na ocasião, por falta de
tempo, terão as respostas enviadas aos respectivos interessados.
Contou
com protagonistas extremamente significativos para o desenvolvimento da
Aprendizagem Profissional no estado de São Paulo e Brasil, vindos de vários municípios
do estado: representantes das instituições formadoras vinculadas ao Fórum,
muitos dirigentes e orientadores da área pedagógica das mesmas e alguns
Aprendizes, além de representantes de empresas contratantes de Aprendizes e de
órgãos públicos municipais em processo de implantação de uma política de
Aprendizagem Profissional na administração pública.
Destacaram-se,
ainda, as vozes firmes e comprometidas de autoridades responsáveis pelo
fortalecimento do Programa de Aprendizagem Profissional. Além do ex-superintendente
regional do trabalho e emprego em
São Paulo , José Roberto de Melo, que tanto prestigiou a
Aprendizagem durante sua gestão, prestaram vigoroso apoio ao Programa o atual
superintendente regional, Luiz Antonio Medeiros, o chefe da Fiscalização do
Trabalho na Superintendência, Marco Antonio Melchior, AFT, a coordenadora
estadual de fiscalização da Aprendizagem, Alice Grant Marzano, AFT, bem como a
coordenadora nacional da área de Aprendizagem no MTE e do FNAP - Fórum Nacional
de Aprendizagem, Ana Lúcia Alencastro. Ela fez uma importante avaliação crítica
sobre o processo de construção do Programa de Aprendizagem Profissional
enquanto política pública de Estado.
O evento
foi profissional e cativante ao mesmo tempo. O
êxito se deve sobretudo à intensa dedicação da equipe do GEAPRO - Grupo de
Estudos da Aprendizagem no Fórum, que
ficou responsável pela trabalhosa organização do evento. A coordenadora do
GEAPRO, Márcia Pavão, que também foi a mestre de cerimônias do evento, é o
símbolo maior da dedicação desses membros do FOPAP à causa da Aprendizagem. O
Seminário se beneficiou também de várias formas de colaboração voluntária: o
aporte generoso de recursos diversos por dezenas de instituições apoiadoras que
viabilizaram o excelente serviço de alimentação, destacando-se o SENAC-SP, que
mais uma vez franqueou gentilmente o seu belo auditório nobre da unidade
Consolação juntamente com funcionário operador e recursos de som e imagem.
Os
expositores e debatedores dos temas abrilhantaram o evento com apresentações bem
preparadas, densas em conteúdo e eloquentes no estilo. Além da ampla cobertura
fotográfica, todo o evento foi gravado e filmado, com o apoio voluntário de
duas entidades formadoras, uma das quais trouxe um pequeno grupo de aprendizes
e sua orientadora que transformaram a filmagem numa atividade pedagógica
criativa. Dispõe-se, portanto, de precioso material documental, para dele
extrair vídeos e textos de divulgação e estudo, conforme o objetivo anunciado
de transformar o I Seminário em uma fonte privilegiada de subsídios e
inspiração de conteúdos e dinâmicas para as próximas atividades do FOPAP junto
com seus membros e parceiros.
O
Superintendente Regional de São Paulo, Luiz Antonio Medeiros elogiou o alto nível de mobilização e organização do
Seminário; exaltou a importância social da boa preparação dos adolescentes e
jovens para o primeiro emprego via Aprendizagem Profissional; recordou que se
trata de uma política pública estratégica do Ministério do Trabalho e Emprego e
de sua Superintendência Regional em São Paulo , que exige renovada atenção dos
Auditores Fiscais do Trabalho e servidores dedicados aos programas sociais do
MTE. Assegurou que nas próximas reuniões com os Gerentes das 24 gerências
regionais no estado vai insistir na tarefa essencial de promover nas Gerências
Regionais, periodicamente, encontros de mobilização de empresas e órgãos
públicas das respectivas regiões para aprofundarem o conhecimento do Programa e
o compromisso de ampliação de oportunidades de contratação de Aprendizes, com a
presença das entidades formadoras das regiões. Ressaltou que a finalidade
última da Fiscalização do Trabalho é corrigir, regularizar situações
trabalhistas; portanto, não é simplesmente punir.
O
chefe da Seção de Fiscalização da SRTE-SP, Marco Antonio Melchior, AFT, ressaltou que, não obstante o
grave problema de redução do contingente de Auditores Fiscais de Trabalho para
monitorar as relações de trabalho neste estado que representa mais de 30% da
economia avançada do país, a fiscalização do Programa de Aprendizagem
Profissional continua sendo um foco privilegiado de ação, com uma meta exigente
de propiciar a contratação de 44 mil Aprendizes durante este ano de 2015 no
estado de São Paulo, por intermédio da ação fiscalizatória.
Nossa
contribuição pessoal consistiu na coordenação geral
do evento, na apresentação das "Memórias essenciais dos 5 anos de
FOPAP" (cujo texto completo está disponível neste blog), bem como a participação
como mediador e debatedor de módulos temáticos dos painéis. Sou imensamente
grato a Deus pela força que tem dado nessa longa caminhada e suas fecundas
realizações, certeza que suscita gratidão profunda pela dedicação generosa
dessa legião de educadores e gestores que, na Aprendizagem, dão o melhor de si
pelo crescimento humano e profissional de milhares de adolescentes e jovens
sedentos por aprender a viver e trabalhar com sabedoria e competência.
O caminho da educação profissional competente, tão necessária para a
aceleração de um desenvolvimento sócio-econômico consistente da sociedade
brasileira, encontra na práxis da Aprendizagem Profissional um campo exemplar
de realizações inspiradoras!
É preciso que as empresas e órgãos públicos, responsáveis pela contratação de Aprendizes - que ainda pode avançar para a meta de pelo menos 1,2 milhões de Aprendizes efetivos - tomem consciência da importância estratégica desse investimento para o sucesso de seus empreendimentos, dos jovens e do país. Mais do que obrigação legal, é um dever ético para com o engrandecimento do Brasil!
VEJA ALGUMAS FOTOS [clique na foto para ampliar em sequência]:
Curta as "Memórias essenciais dos 5 anos de FOPAP (2009 a 2015)" clicando aqui: http://www.paper4web.com.br/Preview.aspx?id=11581
O Vídeo FOPAP: ‘Aprendizagem: um novo olhar!” pode ser assistido por meio do link www.youtube.com/watch?v=nX5FJWDDZ-k. Seu lançamento se deu no encontro realizado em 27/04/2012, auditório do SENAC Consolação.
O Vídeo FOPAP: ‘Aprendizagem: um novo olhar!” pode ser assistido por meio do link www.youtube.com/watch?v=nX5FJWDDZ-k. Seu lançamento se deu no encontro realizado em 27/04/2012, auditório do SENAC Consolação.
Veja a 1ª Reunião Plenária de instalação do FOPAP (em 19-11-2009), reportada pelo "R7 Notícias", clicando aqui: 1ª Plenária. Realizou-se em abril de 2015 a 44ª Plenária.
Postei alguns textos de Aprendizagem e FOPAP na página seguinte deste blog intitulada "Escritos".
Postei alguns textos de Aprendizagem e FOPAP na página seguinte deste blog intitulada "Escritos".
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